quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aumento de obrigações faz patrão buscar alternativa

03 abr 2014

A+A-
As novas regras para contratação de uma empregada  doméstica já têm impactado outros setores da economia. O Rio Grande do Norte teve o maior crescimento (2,16%) em contratação de trabalhadores com carteira assinada no setor de serviços do Nordeste, no primeiro bimestre - 3.663 vagas foram criadas - na comparação com o total de empregados de dezembro de 2013. E o setor de ensino foi um dos que puxaram esse desempenho, segundo analistas, impulsionado pelos novos direitos das domésticas.
Joana LimaMarinho: PEC impulsionou busca por tempo integralMarinho: PEC impulsionou busca por tempo integral

O incremento, apontado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, acontece principalmente na educação infantil, segundo analisa o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do RN, Alexandre Marinho. Ele afirma que, enquanto os outros níveis educacionais apresentam um crescimento de procura natural entre 5% e 6%; no ensino infantil da rede privada, em 2013, aumentou mais de 12,7%. Com destaque para a procura do serviço em tempo integral. 

Custo
“Os pais consideraram um custo menor colocar o filho em tempo integral, do que contratar uma pessoa para cuidar em casa. Às vezes tinham duas empregadas, uma para casa e outra para o filho, e preferem continuar só com uma”, relata. Ele  disse também que as escolas particulares até os dias atuais recebem demanda de vagas pelo ensino integral infantil.

Para as turmas menores de 3 anos ou berçários, a proporção é de um profissional para cada três alunos. “Em geral, cada professor recebe reforço de até 3 auxiliares”, acrescenta. Os educadores ganham em média por hora aula R$ 25,00, na rede privada, onde os professores de cursinhos preparatórios recebem R$ 45,00, a hora aula. A estimativa toma por base os preços praticados nas 10 maiores escolas de Natal, de acordo com o Sindicato. 

Fonte: Tribuna do Norte
http://tribunadonorte.com.br/noticia/aumento-de-obrigacoes-faz-patrao-buscar-alternativa/278269

0 comentários:

Postar um comentário