quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

KPMG lança guia completo com as principais alterações contábeis e tributárias ocorridas em 2013

05 fev 2013

A KPMG no Brasil lançou  a 13ª edição da Sinopse Contábil & Tributária, publicação que traz as principais alterações contábeis e tributárias ocorridas no Brasil no ano de 2013, com o objetivo de contribuir para que as empresas brasileiras se adaptem às novas normas e padrões.

De acordo com Danilo Simões, sócio do Departamento de Práticas Profissionais da KPMG no Brasil e corresponsável pela sinopse, “os mercados têm sido cada vez mais exigentes e a necessidade de informações relevantes, tempestivas e de alta qualidade deixa claro para as empresas que têm um processo de comunicação com os agentes de mercado, alinhado às melhores práticas de governança, é um diferencial fundamental, agregando valor e benefícios significativos. Nesse contexto, as normas brasileiras e internacionais de contabilidade têm tido um papel importante na internacionalização da nossa economia, possibilitando uma melhor competitividade às nossas empresas”.

“Como o processo de internacionalização das normas contábeis no Brasil não foi acompanhado por uma mudança consistente em todos os setores afetados, ainda caminhamos na busca pela harmonização do conhecimento e de sua aplicação consistente com desafios relevantes, seja no campo acadêmico, no dos aplicadores das normas, no dos diversos tipos de usuários e até entre os entes reguladores e auditores. Na esfera tributária, também temos tido importantes desenvolvimentos”, aponta Ramón Jubels, também sócio do mesmo departamento da organização e corresponsável pelo volume.

Na atual edição, são enfatizados na seção Highlights alguns dos aspectos mais relevantes e críticos de certas normas contábeis brasileiras e internacionais. Com a entrada em vigor das IFRSs 10, 11, 12 e 13 e da IAS 19 revisada, a partir de 1º de janeiro de 2013, e respectivos impactos nas normas emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), são ressaltadas as inclusões de considerações específicas sobre essas novidades, bem como alguns pontos importantes e/ou complexos relacionados às normas vigentes desde anos anteriores.

A primeira parte da publicação inclui um resumo das normas e regulamentos mais importantes relacionados à elaboração e apresentação de demonstrações financeiras para o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2013.  Já o segundo trecho do trabalho apresenta uma síntese das principais alterações da legislação tributária no Brasil.


A publicação também terá uma versão impressa.

FONTE: CFC
http://portalcfc.org.br/noticia.php?new=12319

0 comentários:

Postar um comentário